Prefeitura amplia ações contra o mosquito Aedes aegypti em terrenos baldios‏

População precisa colaborar mais
Ascom/Wilson Oliveira

Dentro das ações da Prefeitura de Itabuna para a ampliação das atividades permanentes que reduzam o índice de infestação das larvas do Aedes aegypti, que é o principal transmissor de doenças como dengue, chikungunya e zika vírus, o Departamento de Limpeza Pública realizou, nesta manhã, a remoção de lixo, pneus e entulhos em terrenos baldios e espaços físicos da cidade.

Esta é uma das medidas adotadas para a intensificação do trabalho de prevenção e combate à proliferação de criadouros do mosquito. No Centro da cidade, equipes da Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedur) e do Departamento de Limpeza Pública, destruíram possíveis criadouros de larvas em terreno baldio localizado no prolongamento da Ruy Barbosa. Além disso, máquinas retiraram grande quantidade de pneus em desuso em uma das quadras do Itabuna Esporte Clube, no bairro Conceição.

O diretor do Departamento de Limpeza Pública, Vicente José da Silva, que acompanhou todo o trabalho dos 12 operários da Sedur, destacou os cuidados que os proprietários de imóveis residenciais e estabelecimentos comerciais devem ter para eliminar os focos do mosquito.

“O Município permanece em estado de alerta e mobilizado para tratar uma maior quantidade de reservatórios de água visando eliminar focos do mosquito Aedes aegypti.”, explicou Vicente José da Silva.

O diretor, ainda observou que o combate ao mosquito transmissor de chikungunya, zika e dengue não depende somente do poder público, mas requer o engajamento da sociedade, incluindo as empresas. Ele orientou que todos podem implantar um sistema de ronda semanal nos quintais, áreas de serviço e áreas baldias para eliminar possíveis focos do inseto e evitar a proliferação, ou denunciar pelo Disk Dengue.

“A ampliação do trabalho de limpeza busca proteger toda a população, mas é visível que o Governo Municipal está fazendo a parte que lhe cabe. Precisamos do apoio de toda a população para vencermos a guerra contra o mosquito, vetor das doenças”, finalizou.